As artes: um olhar para a criatividade na escola
DOI:
https://doi.org/10.38017/1657463X.598Palavras-chave:
arte, criatividade, escola, educação, treinamentoResumo
O artigo de reflexão investigou a possibilidade de práticas artísticas e seu impacto no desenvolvimento da criatividade. Dado que as artes e a criatividade projetam diferentes perspectivas sobre o desenvolvimento de habilidades que aprimoram o pensamento divergente do indivíduo (Goleman, Kaufman & Ray, 2016), surgiram as seguintes perguntas: como promover a criatividade na escola a partir do uso de imagem?, E qual a importância do uso de imagens no desenvolvimento do pensamento criativo na escola? O que levou ao estudo do seguinte problema: como algumas estratégias de professores na área da educação artística e cultural incentivam a criatividade na escola? São realizadas algumas análises do material documental relacionado aos conceitos sobre arte e criatividade, abordadas a partir do documentário qualitativo. Para isso, foi necessário realizar uma revisão e classificação dos documentos, além das fichas de registro, o que nos permitiu compreender a ação criativa do sujeito em sua parte estrutural e o desenvolvimento de habilidades artísticas, o que permitiu explorar novas formas de conceber arte e sua apropriação na promoção da educação artística.
Biografia do Autor
Sandra Yaneth Chaparro Cardozo, Universidad Santo Tomás
Magíster en educación
Docente. Universidad Santo Tomás (Tunja, Colombia)
Natalia Elizabeth Cañizalez Mesa, Universidad de Boyacá
Magister en educación
Docente Investigadora. Universidad de Boyacá (Tunja, Colombia)
Franz Alberto Benavides Rozo, Universidad Santo Tomás
Magíster en educación
Docente. Universidad Santo Tomás (Duitama, Colombia)
Referências
Dardoub, A. L. (2003). La creatividad en la escuela ¿una especie en peligro de extinción?, DAL Soluciones Creativas, 1-8. Reccuperado de https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://www.naque.es/revistas/pdf/R30.pdf&ved=2ahUKEwjWvOXAxdjkAhWl1lkKHcS0AvkQFjAAegQIAhAB&usg=AOvVaw0Aqeisl-PmMW6J_RkD5Y9j
Dinello, R. (2006). Ludocreatividad. Bogotá, Colombia: Aula alegre, Magiaterio.
Esquivas, S. M. (2004). Creatividad:defniciones, antecedentes y aportaciones. Digital Universitaria, 5(1), 2-17. Recuperado de http://www.revista.unam.mx/vol.5/num1/art4/art4.htm
Ferrandiz, C., Ferrando, M., Soto, G., Sainz, M., & Prieto, M. (2017). Divergent thinking and its dimensions: what we talk about and what we evaluate?. Anales de Psicología, 33(1), 40-47. https://dx.doi.org/10.6018/analesps.33.1.224371
Ferrero, R., Mitjáns, A., Montesino, L., Rodriguez, A., Ramo, M., & Waisburd, G. (2008). La creatividad: un bien cultural de la humanidad. México: Trillas.
García, O. (2014). Una mirada sobre los escenarios de la resistencia creativa ante la segregación y la exclusión del alumnado. Revista de educación inclusiva, 7(1), 16-29. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4772620
Giraldo, H. J. (2010). El cine en la educación y la educación en el cine. Miraton, (10), 1-9. Recuperado de https://www.utp.edu.co/educacion/raton/antes/miraton10/textos/el%20cine%20en%20la%20%20educacion.pdf
Goleman, D., Kaufman, P., & Ray, M. (2016). Espíritu creativo. Barcelona, España: Ediciones B.
Jiménez, C. A. (2001). Pedagogía de la creatividad y de la lúdica: emociones, inteligencia y habilidades secretos. Bogotá, Colombia: Mesa redonda, Magisterio.
Lowenfeld, V. (1961). Desarrollo de la capacidad creadora I. Buenos Aires, Argentina: Kapelusz.
Lowenfeld, V., & Britain, W. (1980). Desarrollo de la capacidad creadora. Argentina: Kapelsz.
Morales, C. (2017). La creatividad, una revisión científica. Arquitectura y Urbanismo. XXXVIII, 53-62. Recuperado de http://rau.cujae.edu.cu/index.php/revistaau/article/view/420/392
Read, H. (1969). Educación por el arte. Barelona, España: Editorial Paidós.
Rodríguez, L. M. (2010). El cine, estrategia para el desarrollo de pensamiento. Praxis & Saber, 1(2), 87-110. https://doi.org/10.19053/22160159.1100
Seltzer, K., & Bentley, T. (1999). La era de la creatividad: conocimientos y habilidades para una nueva sociedad. España: Aula XXI Santillana.