Clínica jurídica de interesse público unisangil: origem e endereço
DOI:
https://doi.org/10.38017/1657463X.684Palavras-chave:
Clínica jurídica, interesse público, aprendizado construtivista, Unisangil, pesquisa jurídica, novas metodologias de ensino e aprendizagem de leiResumo
Sabe-se que as Clínicas Jurídicas formam uma nova metodologia de ensino e aprendizagem, que tendem a prestar serviços jurídicos que permitam o acesso à justiça, em um compromisso de interesse público a nível regional e nacional. Sob esta apresentação, é essencial que uma instituição de alto impacto do ensino superior, como UNISANGIL - Sede Chiquinquirá, faz parte dessas novas abordagens educacionais, ainda mais quando pode fortalecer o espectro jurídico do país. Além disso, uma vez que a teoria geralmente não deixa as salas de aula, é importante mostrar ao aluno um trabalho prático, com o qual ele sabe como o exercício do direito se materializa. Assim, com o presente produto, procura-se, por um lado, destacar alguns aspectos dos estudos anteriores que trataram o projeto inicial da Clínica Legal e, por outro, exaltar a direção a seguir, à luz dos objetivos, da metodologia e outros fatores que hoje formam e desenvolvem o projeto, no sentido de fazer parte das novas tendências educacionais do direito, da academia, praticar, sob a modalidade de aprendizagem construtivista e no contexto da formação em pesquisa.
Biografia do Autor
Sergio Andrés López Zamora, Fundación Universitaria Juan de Castellanos
Abogado de la Universidad Santo Tomas seccional Tunja, Diplomado en Conciliación en Derecho, Especialista y Magíster en Derecho Penal y Procesal Penal de la misma Universidad y estudiante de Doctorado en Derecho en la Universidad de Buenos Aires. Docente en la Fundación Universitaria de San Gil – UNISANGIL y en la Fundación Universitaria Juan de Castellanos
Referências
Ámbito Jurídico. (2011). Educación legal clínica: la revolución de la práctica jurídica. https://www.ambitojuridico.com/BancoConocimiento/Educacion-y-Cultura/noti-110215-12-educacion-legal-clinica-la-revolucion-de-la-practica-juridica
Álvarez, A. (2007). La educación clínica. Hacia la transformación de la enseñanza del derecho. En: M. Villareal y C. Courtis (coords.), Enseñanza clínica del derecho. Una alternativa a los métodos tradicionales de formación de abogados (pp. 225-245). Sans Serif Editores.
Barreto, C., Gutiérrez, L., Pinilla, B., y Parra C. (2006). Límites al constructivismo pedagógico. Revista educación y educadores, 9(1). http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0123-12942006000100002
Constitución Política de Colombia, (Const. P.). Artículos 150, 241 y 341. 4 de julio de 1991 (Colombia).
Frank, J. (1999). Una defensa de las escuelas de abogados. En: M. Böhmer (comp.), La enseñanza del derecho y el ejercicio de la abogacía (pp. 35-72). Editorial Gedisa.
Fundación Universitaria de San Gil Unisangil. (s.f.). Consultorio jurídico. http://www.unisangil.edu.co/consultorio-juridico
Pontificia Universidad Católica del Perú. (s.f.). Clínica jurídica de interés público. http://facultad.pucp.edu.pe/derecho/alumnos/servicios-en-el-campus/oficina-academica-de-responsabilidad-social/cursos/clinica-juridica-de-interes-publico/
Richard, W. (2007). La educación legal clínica como un medio para mejorar el acceso a la justicia en países en desarrollo con democracias incipientes. En: M. Villareal y C. Courtis (coords.), Enseñanza clínica del derecho. Una alternativa a los métodos tradicionales de formación de abogados (pp. 151-173). Sans Serif Editores.
Universidad Alberto Hurtado. (s.f.). Clínica jurídica. http://derecho.uahurtado.cl/clinica-juridica/
Universidad de Medellín. (s.f.). Clínica jurídica de interés público. http://www.udem.edu.co/index.php/clinica-juridica-de-interes-publico/clinica-juridica-informacion-general
Universidad de Tucumán. (s.f.). Información general sobre la clínica jurídica de interés público. http://www.derecho.unt.edu.ar/clinicajuridica/informaciongeneral.htm
Witker, J. (2007). Le enseñanza clínica como recurso de aprendizaje jurídico. Academia. Revista sobre enseñanza del derecho, 5(10), 181-207.