A pedagogia de Paulo Freire e a formação de cidadãos na Colômbia: outra forma de construir a democracia na escola

Autores

  • Harold Andrés Piedrahita Sánchez Fundación Universitaria Juan de Castellanos
  • Flor Marina Hernández Herrera Fundación Universitaria Juan de Castellanos

DOI:

https://doi.org/10.38017/1657463X.733

Palavras-chave:

crítica, pedagogia da libertação, democracia

Resumo

Começamos por enunciar a formação cidadã, seus objetivos e estratégias implementadas na educação no século XXI. Posteriormente, analisamos o papel desempenhado pela racionalidade crítica na pedagogia da libertação, considerando o ser humano essencialmente em suas dimensões dialógicas, históricas e transformadoras para o pensamento de Freire, e sua visão particular da educação como a realização dessas dimensões. Em seguida, descreve-se o conceito de diálogo para este autor, e como este sendo desenvolvido no processo educativo transforma as relações dos sujeitos envolvidos no ato educativo e os leva a refletir sobre o contexto em que vivem. É importante ressaltar que esta consideração busca não apenas a contemplação da realidade, mas sua transformação pela ação coletiva dos atores envolvidos no processo educativo; então, são consideradas as implicações do diálogo e da pedagogia da libertação na sociedade que se pensa e dita democrática, portanto, propomos um estado crítico e efetivo de igualdade e liberdade, que vai além das considerações jurídicas e formais que podem ser declarados em um código. Além disso, pretende-se a fundamentação e experiência da democracia na construção e prática desta análise crítica.

Biografia do Autor

Harold Andrés Piedrahita Sánchez, Fundación Universitaria Juan de Castellanos

Magíster en Filosofía, Universidad de los Andes. Especialista en Ética y Pedagogía, Fundación Universitaria Juan de Castellanos. 

Flor Marina Hernández Herrera, Fundación Universitaria Juan de Castellanos

Especialista en Ética y Pedagogía, Fundación Universitaria Juan de Castellanos.

Referências

Adorno, T. (1978). Sobre la lógica de las ciencias sociales. Coponencia. En La Lógica de las ciencias sociales (pp. 29-46). Editorial Grijalbo S.A.

Chaux, E., Lleras, J., y Velásquez, A. M. (Eds.). (2004). Competencias ciudadanas: De los estándares al aula, una propuesta de integración a las áreas académicas (1. ed). Ministerio de Educación Nacional / CESO / Ediciones Uniandes.

Cortés, R. A. C. (2009). Educación ciudadana en Colombia: Dos coordenadas para un posible análisis. Educación y ciudad, 16, 105-118.

Diniz-Pereira, J. E., y Soares, L. J. G. (2019). Formação de educadoras/es, diversidade e compromisso social. Educação em Revista, 35, e217314. https://doi.org/10.1590/0102-4698217314

Fals Borda, O. (1987). Ciencia propia y colonialismo intelectual. Los nuevos rumbos. Carlos Valencia Editores.

Foucault, M. (2009). El gobierno de sí y de los otros. Curso en el College de France (1982-1983). Fondo de Cultura Económica de Argentina.

Freire, P. (1974). Concientización: Teoría y práctica de la liberación. Ediciones Búsqueda.

Freire, P. (1990). La naturaleza política de la educación. Paidós.

Freire, P. (1993). Política y educación. Editorial Laboratorio Educativo.

Freire, P. (2009). Educación como práctica de libertad. Siglo XXI Editores.

Giroux, H. (1992). Teoría y resistencia en la educación; una pedagogía para la oposición. Siglo XXI Editores.

Haddad, S. (2019). Política, educação e atualidade do pensamento freiriano. Educação em Revista, 35, e214048. https://doi.org/10.1590/0102-4698214048

Jara, O. (2019). Palavra abierta - educación popular, contexto latinoamericano y el legado de Paulo Freire. Educação em Revista, 35, e215005. https://doi.org/10.1590/0102-4698215005

Kelsen, H. (1934). Esencia y valor de la democracia. Labor.

Marcuse, H. (1985). El hombre unidimensional. Planeta de Agostini.

Mesa, A. (2008). La formación ciudadana en Colombia. Revista Uni-pluriversidad, 8(3 Suplemento). https://revistas.udea.edu.co/index.php/unip/article/view/1814

Ministerio de Educación Nacional. (2004). Formar para la ciudadanía sí es posible. Ministerio de Educación Nacional: http://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-75768_archivo_pdf.pdf

Ministerio de Educación Nacional y Fondo de Población de las Naciones Unidas. (2006). Proyecto piloto de educación para la sexualidad y construcción de ciudadanía: hacia la formación de una política pública. Imprenta Nacional de Colombia.

Peralta, B. (2009). La formación ciudadana en el sistema educativo de colombia: ¿una mirada reactiva o transformadora? Eleuthera, 3, 165-178.

Ruíz, A., y Chaux, E. (2005). La Formación de Competencias Ciudadanas (1°). Asociación colombiana de facultades de educación - Ascofade.

Streck, D. R., Pitano, S. de C., y Moretti, C. Z. (2017). Educar pela participação, democratizar o poder: o legado freireano na gestão pública. Educação em Revista, 33(0). https://doi.org/10.1590/0102-4698167880

Torres, J., y Díaz, A. (2017). Las vías de la educación ciudadana en Colombia. Revista Folios, 47. https://doi.org/10.17227/01234870.21folios47.64

Vasco, C. E. (1994). Tres estilos de trabajo en las ciencias sociales. CINEP.

Zuleta, E. (1995). Educación y democracia, un campo de combate. Fundación Estanislao Zuleta.

Como Citar

Piedrahita Sánchez, H. A., & Hernández Herrera, F. M. (2021). A pedagogia de Paulo Freire e a formação de cidadãos na Colômbia: outra forma de construir a democracia na escola. Cultura Científica, 1(19), 79–104. https://doi.org/10.38017/1657463X.733

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-06-15

Edição

Seção

Artículo de Investigación Científica y Tecnológica