Valoración patrimonial de la sede Francisco de Paula Santander del Colegio de Boyacá en la ciudad de Tunja, Colombia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38017/1657463X.794

Palavras-chave:

Colegio de Boyacá, patrimônio cultural, patrimônio escolar, valorização patrimonial, Tunja

Resumo

Este artigo faz uma avaliação patrimonial da Sede Francisco de Paula Santander do Colégio de Boyacá, localizada no centro histórico da cidade de Tunja, que foi declarada Sítio Nacional de Interesse Cultural (BIC) pela Lei 163 1959. Para isso, em um primeiro momento, identificou-se o desenvolvimento conceitual de patrimônio cultural, para abordar o significado de patrimônio escolar. Em segundo lugar, foram apresentados os resultados da avaliação, com base na análise histórica, estética e simbólica (tríade conceitual). Com isso, foi possível estabelecer a aplicabilidade do novo conceito de patrimônio escolar à Sede Francisco de Paula Santander. Da mesma forma, com a valorização patrimonial realizada, evidencia-se a relevância da escola como referência nacional para a formação da sociedade e bem patrimonial que contém os vestígios de diferentes processos históricos e arquitetônicos e de um simbolismo identitário único.

Biografia do Autor

María Fernanda González Suarique, Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia

Arquitecta

Referências

Angulo, F. (2008). Tipologías arquitectónicas coloniales y republicanas. Universidad Jorge Tadeo Lozano.

Archivo General de la Nación. Fondo Temporalidades, Tomo 10, F. 2 a 56 Sección Colonia.

Ballart, J. (1997). El patrimonio histórico y arqueológico: valor y uso. Ariel.

Colegio de Boyacá (s.f.). Historia del Colegio de Boyacá. Colegio de Boyacá. Recuperado el 25 de agosto de 2021 de https://www.colboy.edu.co/historia/

Caraballo, C., y Unesco (2011). Patrimonio Cultural, un enfoque diverso y comprometido.

Definiciona. (s.f.). Patrimonio. Definiciona: Definición y etimología. https://definiciona.com/patrimonio/

Del Rey, J., y González, F. (2010). Educadores, ascetas y empresarios: los jesuitas en la Tunja colonial (1611-1767) (Vol. II). Editorial Pontificia Universidad Javeriana.

Fernández, G., y Guzmán, A. (2004). El turismo cultural y el patrimonio en el marco del desarrollo sustentable. Perspectivas del Turismo Cultural II. Equipo NAyA. https://equiponaya.com.ar/turismo_cultural/

González Mora, F. (2009). El templo de San Ignacio de Tunja, Colombia: interpretación sobre su desarrollo espacial, 1615-1767. Procesos Históricos, (15). https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=20014554004

López, L. (1992). Edificios Republicanos para la educación. Revista Credencial, (28). https://www.revistacredencial.com/historia/temas/edificios-republicanos-para-la-educacion

Presidencia de la República. (2009, 10 de marzo). Decreto 763. Por el cual se reglamentan parcialmente las Leyes 814 de 2003 y 397 de 1997 modificada por medio de la Ley 1185 de 2008, en lo correspondiente al Patrimonio Cultural de la Nación de naturaleza material.

Diario Oficial 47.287. http://www.secretariasenado.gov.co/senado/basedoc/decreto_0763_2009.html

ICOMOS. (2008). Carta de itinerarios culturales. 16ªAsamblea General del ICOMOS.

Lowenthal, D. (1998). La fabrication d’un héritage. En D. Poulot (Ed.), Patrimoine et Modertiné (pp. 107-127). L’Harmattan.

Real Academia Española. (2021). Impluvio. Diccionario de la Lengua Española. https://dle.rae.es/impluvio

Sibony, D. (1998). Le patrimoine. Un lieu d’être autrement. En J. Le Goff (Ed.), Patrimoine et passions identitaires (pp. 33-41). Fayard.

The Conversation. (2020, 1 de junio). ¿A qué llamamos ‘patrimonio cultural’? The Conversation. https://theconversation.com/a-que-llamamos-patrimonio-cultural-138501

Troncoso, C., y Almirón, A. (2004) Una aproximación a diferentes miradas sobre los vínculos entre turismo y patrimonio. En Actas del VIII Encontro Nacional de Turismo com Base Local, noviembre. Departamento de Geografía, Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

Turner, V. (1980). La selva de los símbolos. Siglo XXI.

UNESCO. (s.f.). Patrimonio cultural. UNESCO Santiago. https://es.unesco.org/fieldoffice/santiago/cultura/patrimonio).

Viladevall, M. (2003). Qué es el patrimonio y cuál es su importancia. Gestión patrimonio cultural: Realidades y retos. Benemérita Universidad Autónoma de Puebla.

Como Citar

González Suarique, M. F. (2022). Valoración patrimonial de la sede Francisco de Paula Santander del Colegio de Boyacá en la ciudad de Tunja, Colombia. Cultura Científica, 1(20). https://doi.org/10.38017/1657463X.794

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-09-13

Edição

Seção

Artículo de Investigación Científica y Tecnológica