A Repetição Escolar Na Instituição Técnica Educacional de Santa Sofía Boyacá

Autores

  • William Ildebrando López Zorro
  • Ángel N. Jiménez Larrotta

Palavras-chave:

repetição escolar, fatores familiares, fatores pedagógicos, fatores pessoais.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar os resultados parciais da pesquisa sobre a incidência de fatores familiares, pedagógicos e pessoais na ocorrência de repetência escolar no sexto ano da Instituição de Ensino Técnico Agrícola do município de Santa Sofía, Boyacá. O trabalho foi desenvolvido a partir da abordagem qualitativa. Os participantes são alunos que falharam na sexta série em 2016, seus pais e alguns professores. Na coleta de informações, uma pesquisa foi aplicada aos alunos e pais e uma entrevista com os professores. Os resultados no desenvolvimento deste estudo permitiram determinar que as principais causas de insucesso escolar se destacam: fatores familiares, tais como status socioeconômico da família, escolaridade dos pais e ruralidade; Fatores pessoais relacionados à motivação, hábitos de estudo e desempenho das tarefas. Entre os fatores institucionais, constatou-se que a metodologia de ensino e as práticas avaliativas utilizadas estão relacionadas ao problema.

Biografia do Autor

William Ildebrando López Zorro

Directivo Docente – Coordinador
Institución Educativa Técnica Santa Sofía Boyacá, Estudiante Maestría en Educación Modalidad Profundización, Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia

Ángel N. Jiménez Larrotta

Profesor Escuela de Ciencias Sociales y Maestría en Educación, Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia - Uptc, Tunja. Investigador Grupo Conflictos Sociales del Siglo XX.

Referências

Del Valle, M. (2010). La repitencia en primer grado. Factores que influyen e impacto en los grados siguientes. Guatemala: DIGEDUCA.

Erazo, O. (2012). El rendimiento académico, un fenómeno de múltiples relaciones y complejidades. Bogotá. Fundación Universitaria Minuto de Dios.

Farías, M., Fiol, D., Kit, I., & Melgar, S. (2007). Todos pueden aprender. Propuestas para superar el fracaso escolar. UNICEF. Buenos Aires Recuperado de: http://files.unicef.org/argentina/spanish/PROPUESTA_web.pdf

Filoza, B., Rivas, D., Tala, O., & Velázquez, M. (2012). Factores de la resiliencia en estudiantes con repitencia escolar. Estudio de caso: en un séptimo básico de la escuela santa lucía en el año 2009. (Tesis de pregrado). Universidad Academia de Humanismo Cristiano. Santiago. Chile.

García, S., Fernández, C., & Sánchez, F. (2010). Deserción y repetición en los primeros grados de la básica primaria: factores de riesgo y alternativas de política pública. Bogotá: Gente Nueva Editorial Ltda.

García, E., González, M., Martínez, A., & Nieto, E. (2017). El fracaso escolar. Universidad Autónoma de Madrid. Recuperado de: https://www.uam.es/personal_pdi/stmaria/resteban/Archivo/TrabajosDeClase/FracasoEscolar.pdf

Gómez, G. (2013). Los efectos de la repitencia en tanto que política pública en cuatro países del cono sur: Argentina, Brasil, Chile y Uruguay. Un análisis en base a PISA 2009. Revista Latinoamericana de Educación Comparada, 4(4), 59-70.

Higuera, C. (2015). Factores asociados a la repitencia escolar en los estudiantes de básica secundaria y media vocacional del colegio simón bolívar IED de la ciudad de Bogotá. (Tesis de maestría). Universidad Católica de Colombia, Bogotá, Colombia.

Martínez, N. (2015). Las representaciones sociales que otorgan a la repitencia los niños y niñas del ciclo tres de un colegio de Colombia. Recuperado de http://www.ilae.edu.co/Ilae_Files/Libros/20150812142130266216446.pdf

Ministerio de Educación Nacional. (2010). Identificar y realizar un análisis de los factores asociados a la permanencia de las instituciones educativas de país. Bogotá, Colombia.

Ministerio de Educación Nacional de Colombia. (2016). Glosario. Recuperado el 25 de abril de 2016, de http://www.mineducacion.gov.co/1621/article-123926.html

Navarro, E. (2015). Relación entre el entorno familiar y el fracaso escolar. España: Universidad de la Rioja.

Pérez, A. (2007). Los procesos de exclusión en el ámbito escolar: el fracaso escolar y sus actores. Revista Iberoamericana de Educación, (43), pág. 1-9.

Piedra, E., Vélez, E., Arciniegas, L., Pacurucu, A., Cabrera, P., & Mora, F. (2014). Factores de riesgo social en el desempeño escolar. Maskana, 5(1), pág. 1-13

Ramos, C. (2013). El Impacto de la repitencia escolar, provoca deserción escolar. Instituto Mixto de Educación Básica por Cooperativa Zona 1 Playa Grande, Ixcán, Quiché. (Tesis de pregrado). Universidad de San Carlos. Guatemala.

Ramírez, D. (2014). Estado nutricional y rendimiento académico en estudiantes de educación media de los colegios IPARM (Universidad Nacional de Colombia-sede Bogotá) y Pío XII (Municipio de Guatavita). (Tesis de maestría). Universidad Nacional de Colombia, Bogotá, Colombia.

Sarmiento, A. (2006). Una estrategia para aumentar la retención de los estudiantes. Recuperado de http://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-122720_archivo_pdf.pdf

Torres, J., Acevedo, D., & Gallo, L. (2015). Causas y consecuencias de la deserción y repitencia escolar: una visión general en el contexto Latinoamericano. Cultura Educación y Sociedad, 6(2), 157-187.

Torres, R.M. (1995). Repetición escolar: ¿falla del alumno o falla del sistema? Evaluación, Aportes para la Capacitación. Recuperado de: http://na-11-5.static.avantel.net.mx/ceducativa/cartillab/6antologia/antecedentes/pdf/7.-%20repetici%c3%93n%20escolar-%20falla%20del%20alumno%20o%20falla%20del%20sistema%20%20evaluaci%c3%93n.pdf

Toño, A. (2014). Repitencia escolar en primer grado primario en escuelas bilingües del municipio de chiché, quiché. (Tesis de grado). Universidad Rafael Landívar, Santa Cruz del Quiché. Guatemala. Recuperado de: http://biblio3.url.edu.gt/Tesario/2014/05/82/Tono-Augusto.pdf

Valenzuela, F., Palacio, N., & Graffigna, A. (2015). Fracaso escolar y repitencia en educación secundaria. Universidad Católica de Cuyo. Recuperado de: http://www.uccuyo.edu.ar/files/2012/Filosofia/biblioteca%20filosofia/trabajos/Valenzuela-Palacio-Graffigna.pdf

Como Citar

López Zorro, W. I., & Jiménez Larrotta, Ángel N. (2017). A Repetição Escolar Na Instituição Técnica Educacional de Santa Sofía Boyacá. Educación Y Territorio, 7(12), 51–72. Recuperado de https://revista.jdc.edu.co/index.php/reyte/article/view/252

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-01-30

Edição

Seção

Artículos de investigación Científica y tecnológica