Interação na aula como proposta pedagógica para as instituições educacionais da Colômbia

Autores

  • Patricia Ríos Fonseca Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia UPTC
  • Claudia Lucía Saavedra Institución Educativa Nueva Generación Sáchica - Boyacá – Colombia
  • José Alberto Nova Barrios Institución Educativa Nueva Generación Sáchica - Boyacá – Colombia
  • Ángel Jiménez Larrotta Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia UPTC

Palavras-chave:

Coexistência pacífica, Interação social, Intolerancia, Comportamento social, Sala de aula

Resumo

Este artigo apresenta alguns resultados sobre o tema da convivência em sala de aula, como parte de uma pesquisa realizada na Instituição Educacional de Nova Geração (IENG) do município de Sáchica, departamento de Boyacá. A pesquisa tem abordagem qualitativa, da mesma forma, pesquisa-ação foi realizada, com uma perspectiva crítica das ciências sociais. O objetivo principal foi promover a interação em sala de aula para transformar a cultura da intolerância em ambientes de convivência, levando em conta uma pedagogia socializadora, como uma metodologia de ação participativa, transversal e interdisciplinar, pois esta situação tem sido identificada como problemática nos resultados do Índice Sintético de Qualidade Educacional ISCE 2014-2015. Portanto, durante o ano de 2016 foram realizadas reuniões entre alunos da décima série e alunos dos centros rurais da IENG, denominados “Dias de Interação”, como uma proposta curricular para o Projeto Educacional Institucional (PEI); após, evidenciaramse significativas mudanças atitudinais, o que contribuiu para transformar problemas como a intolerância, possibilitando um melhor clima de convivência.

Biografia do Autor

Patricia Ríos Fonseca, Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia UPTC

Docente Institución Educativa Nueva Generación Sáchica - Boyacá – Colombia Estudiantes de Maestría en Educación Modalidad profundización Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia Uptc - Tunja

 

Claudia Lucía Saavedra, Institución Educativa Nueva Generación Sáchica - Boyacá – Colombia

Docente Institución Educativa Nueva Generación Sáchica - Boyacá – Colombia Estudiantes de Maestría en Educación Modalidad profundización Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia Uptc - Tunja

 

José Alberto Nova Barrios, Institución Educativa Nueva Generación Sáchica - Boyacá – Colombia

Docente Institución Educativa Nueva Generación Sáchica - Boyacá – Colombia Estudiantes de Maestría en Educación Modalidad profundización Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia Uptc - Tunja

 

Ángel Jiménez Larrotta, Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia UPTC

Docente Escuela de Ciencias Sociales y Maestría en Educación Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia - Uptc Tunja Investigador Grupo Conflictos Sociales del Siglo XX

 

Referências

Alcaldía Mayor de Bogotá, D.C. (2011). Fundación internacional de pedagogía conceptual Alberto Merani. Fipc. Ambientes de aprendizaje para el desarrollo humano. Reorganización curricular por ciclos. Recuperado de http://repositoriosed.educacionbogota.edu.co/jspui/bitstream/123456789/2081/1/aareorganizacionporciclos1.pdf
Besançon, M., & Barbot, B. (2013). Creative giftedness and educational opportunities. Educational & Child Psychology, 30(2), 79-88.
Calle, M. (2007). Formación en valores: una alternativa para construir ciudadanía.
Tabula Rasa Bogotá, (6), 339-356.
Canals, R., & Pagés, L. (2009). Departamento de Educación Universidades e Investigación. Gobierno Vasco. Competencia social y ciudadana. Recuperado de https://nuevocurriculoycompetencias.wikispaces.com/file/view/Social_y_ciudadana.pdf/385988150/Social_y_ciudadana.pdf
Cardona, A. (2011). Buenas prácticas para mejorar la calidad de la educación. RED Colombiana de Pedagogía, 1, 105-122.
Casado, G. E. (2002). Prototipos de la interacción pedagógica. Revista de Pedagogía Escuela de Educación Universidad Central de Venezuela, 23(67). Recuperado de http://www.scielo.org.ve/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0798-97922002000200004
Castillo, L. (s.f.). Fundamentos y práctica de las competencias ciudadanas. Ruta Maestra, 10, p 27-32. Recuperado de http://studylib.es/doc/5578926/fundamentos-y-pr%C3%A1ctica-de-las-competencias-ciudadanas
Chaux, E., Lleras, J., & Velásquez, A. (2004). Competencias ciudadanas: de los estándares al aula. Bogotá: MEN, Uniandes.
Cupach, W., & Willer, E. (2008). When ‘‘Sugar and Spice’’ Turn to ‘‘Fire and Ice’’: Factors Affecting the Adverse Consequences of Relational Aggression among Adolescent Girls. Communication Studies, 59(4), 415-429. doi: 10.1080/10510970802473674.
Dailey, A., Frey, A., & Walker, H. (2015). Relational Aggression in School Settings: Definition, Development, Strategies, and Implications. Children & Schools, 37(2), 79-88. doi: 10.1093/cs/cdv003.
Díaz, F., & Hernández, G. (1997). Estrategias docentes para un aprendizaje significativo: una interpretación constructivista. México: McGraw-Hill.
Douglas, A., Coyne, S., & Walsh, D. (2011). Media Violence, Physical Aggression, and Relational Aggression in School Age Children: A-Short term Longitudinal Study. Aggresive Behavior, 37, 193-206.
Duarte, J. (2003). Ambientes de aprendizaje una aproximación conceptual. Estudios Pedagógicos, (29), 97-113.
Elliot, J. (2000). La investigación-acción en educación. Madrid: Morata. Elliot, J. (2001). Compartiendo experiencias de investigación acción con John Elliott. Revista Docencia, (14), 69-80. Recuperado de http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:XyAzhDKfNTg-
J:www.revistadocencia.cl/new/wp-content/pdf/20100728161845.pdf+&cd=1&hl=es-419&ct=clnk&gl=co
Freire, P. (2010). Cartas a quien pretende enseñar. México: Siglo XXI. Hincapié, L., Giraldo, M., Castro R., Lopera, F., Pineda, D., & Lopera, E. (2007). Propiedades lingüísticas de los trastornos específicos del desarrollo del lenguaje. Revista Latinoamericana de Psicología, 39(1), 47-62.
Ibáñez-Salgado, N. (2011). Aprendizaje-enseñanza: mejora a partir de la interacción de los actores. Educ., 14(3), 457-474.
Iranzo, J. (2009). Una sociología radical de las cadenas de rituales de interacción [Proemio]. En Cadenas de rituales de interacción (pp. VII-XVII). España: Anthropos.
Johnson, D., Johnson, R., & Johnson, E. (1995). Los nuevos círculos de aprendizaje: cooperación en el salón de clases y en la escuela. Alexandria. EE.UU: Association for Supervision and curriculum Development ASCD.
León Muñoz, S., & López-Takegami, J.K. (2015). Formar ciudadanos desde el preescolar. Educ., 18(2), 245-260. DOI: 10.5294/edu.2015.18.2.4.
Litwin, E. (2011). El oficio de enseñar: condiciones y contextos. Buenos Aires: Paidós.
López, M., & Peirats, J. (2013).Los grupos interactivos como estrategia didáctica en la atención a la diversidad. Revista de la Facultad de Albacete, (28), 197-211.
Martínez, L. M. (2016). Exploring the use of cooperative activities in a language subject to develop students´ social competences at the university. Ensayos, Revista de la Facultad de Educación de Albacete, 31(1). Recuperado de http://www.revista.uclm.es/index.php/ensayos.
Martínez, M. (2008). Epistemología y metodología Cualitativa en las ciencias sociales. México: Trillas.
Mejía, A., & Perafán, B. (2006). Para acercarse al dragón, para amansarlo, es necesario haberlo amansado primero: una mirada crítica a las competencias ciudadanas. Revista de Estudios Sociales, (23), 23-35.
MEN & UNFPA. (2010). Programa de Educación para el ejercicio de los derechos humanos en la escuela. Recuperado de https://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-241325_archivo_pdf.pdf
MEN. (2011). Orientaciones para la institucionalización de las competencias ciudadanas. Cartilla 1 Brújula. Bogotá D.C. Colombia: MEN.
MEN. (2014). Guía No 48. Ruta de gestión para alianzas en el desarrollo de competencias ciudadanas. Bogotá, D.C.: MEN.
MEN. (2015). Ruta de reflexión y mejoramiento pedagógico “Siempre Día E”. Bogotá, D.C.: MEN.
MEN. (2016). Documento Orientador Foro Educativo Nacional 2016 “Ambiente Escolar”. Bogotá, D.C.: MEN.
Mieles, M., & Alvarado, S. (2012). Ciudadanías y competencias ciudadanas.
Estudios Políticos, 40, 53-75.
Rizo, G. M. (2007). Interacción y comunicación en entornos educativos: reflexiones teóricas, conceptuales y metodológicas. Revista de Asociación Nacional de Programas de Posgrado en Comunicaciones, 2-16. Recuperado de www.compos.com.br/e-compos.
Rizo, G.M. (2015). Interacción y emociones. La microsociología de Randall Collins y la dimensión emocional de la interacción social. Psicoperspectivas, 14(2), 51-61. Recuperado de http://www.psicoperspectivas.cl/index.php/psicoperspectivas/article/viewFile/439/416
Rodríguez, A., Ruiz, S., & Guerra, Y. (2007). Competencias ciudadanas aplicadas la educación en Colombia. Bogotá: Universidad Militar Nueva Granada.
Roméu, A. (2005). El enfoque cognitivo, comunicativo y de orientación sociocultural. Dimensiones e indicadores de la competencia cognitiva, comunicativa, sociocultural. La Habana: Pueblo y Educación.
Ruíz, A., & Chaux, E. (2005). La formación de competencias ciudadanas. Recuperado de https://publicacionesfaciso.uniandes.edu.co/sip/data/pdf/formacion_de_competencias_ciudadanas.pdf.
Santamaría, F., & Bothert, K. (2011). Relatos de niños y niñas: juegos de palabras que crean y recrean vivencias. Revista Infancias Imágenes, 10(1), 66-73.
Universidad Javeriana. (2016). Guía para la implementación de la cátedra de la paz. Bogotá: Santillana.
Vasilachis de Gialdino, I. (2006). Estrategias de investigación cualitativa. Barcelona: Gedisa, S.A.
Villalta, P. M., Martinic, S., & Guzmán, D. M. (2011). Elementos de la interacción didáctica en la sala de clase que contribuyen al aprendizaje en contexto social vulnerable. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 16(51), 1137-1158.
Villalta, P. M., Assael, B. C., & Martinic, V. S. (2013). Conocimiento escolar y procesos cognitivos en la interacción didáctica en la sala de clase. Perfiles Educativos, 35(141), 84-96.

Como Citar

Ríos Fonseca, P., Saavedra, C. L., Nova Barrios, J. A., & Jiménez Larrotta, Ángel. (2017). Interação na aula como proposta pedagógica para as instituições educacionais da Colômbia. Educación Y Territorio, 7(13), 33–56. Recuperado de https://revista.jdc.edu.co/index.php/reyte/article/view/543

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-06-05

Edição

Seção

Artículos de investigación Científica y tecnológica