O Jogo, Um Dispositivo Didático Na Aula De Transição

Autores

  • Miryam Lucia Ramírez Salamanca Magisterio de Duitama
  • Sonia Lucia Romero Alfonso Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia UPTC

Palavras-chave:

Jogo, Dispositivo, Pesquisa em sala de aula, Experiencia, Contexto escolar

Resumo

O seguinte e um artigo reflexivo, que emerge da pesquisa na aula: “O jogo como um dispositivo didático na aula de transição”. Existem vários estudos que foram realizados em torno deste tópico, tendo em conta que o jogo é inerente às experiências das crianças, a infância não pode ser abordada sem brincadeiras, é importante refletir sobre o significado do jogo no grau de transição em todas as suas dimensões. Projetado no ambiente escolar, torna-se um gatilho que o professor tem a seu favor, e é ainda mais se ele passa a ser considerado como um todo dispositivo didático que oferece tanto ao aluno quanto ao professor uma engrenagem valiosa nas experiências de grande possibilidade. Além do exposto, se forem realizados processos investigativos sérios dentro da sala de aula, cada uma das experiências oferecidas e construídas por e para o aluno será cada vez mais relevante, uma vez que o exercício da observação crítica, juntamente com a análise, a avaliação, o aprofundamento e a apropriação de concepções, direcionarão mais dinâmicas reais e conscientes e de acordo com as expectativas antecipadas. Quando a pesquisa é enquadrada dentro da abordagem qualitativa, uma descrição do significado e significado do jogo como um dispositivo didático para desenvolver práticas culturais será feita. Ser professor implica, então, ampliar o universo de interpretações em um processo de comunicação constante com os alunos e entre os alunos, e transformá-los em uma transformação permanente.

Biografia do Autor

Miryam Lucia Ramírez Salamanca, Magisterio de Duitama

Estudiante de Maestría UTC Licenciada en Preescolar de la UPTC Docente en ejercicio con el Magisterio de Duitama

 

Sonia Lucia Romero Alfonso, Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia UPTC

Magister en Educación Universidad Externado de Colombia Especialista en Docencia Universitaria Universidad Santo Tomás Especialista en necesidades de Aprendizaje en lectura, escritura y matemáticas-UPTC Licenciada en Educación Preescolar-Universidad del Quindío Terapeuta del lenguaje Universidad Manuela Beltrán

Referências

Castro, D., & Díaz, M. (2015). Dispositivos Didácticos: Nuevas formas de Enseñanza para detonar el Experiencia. Revista: Pro - Eduk@. Educación para la Vida, (19). Recuperado de Edutek@, http://www.pro-eduk.com/el 27 de octubre de 2017.
Euceda, T. (2007). El juego desde el punto de vista didáctico a nivel de Educación Prebásica. Tegucigalpa: Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán.
García, F., & García, M. (1995). Aprender investigando. Una propuesta metodológica basado en la investigación. Universidad de Sevilla: Editora Diada.
Gómez, J. (2017). El Juego Infantil y su Importancia en el Desarrollo. Revista CCAP, 10(4). Recuperado de https://scp.com.co/precop-old/precop_files/modulo_10_vin_4/1_jtw.pdf
Herrera, J. (2013). Pensar la Educación. Hacer la investigación. Bogotá: Universidad de la Salle. Recuperado el 11 de noviembre de 2017, de http://www.proeduk.com/wp-content/uploads/2016/05/diecinueve.pdf.
Huizinga, J. (1954). Ideal Caballeresco, juego y cultura. Buenos Aires: Editorial Ecenee.
Ministerio de Educación Nacional de Colombia (2014). El juego en la Educación inicial. Documento 22.Orientaciones Pedagógicas para la educación inicial en el marco de la educación integral. Bogotá.
Moreno, J. (2002). Aproximación teórica a la realidad del juego. Experiencia a través del juego. España: Ediciones Aljibe.
Peña, A., & Castro, A. (2012). Profe: te invito a jugar. El juego un espacio para la participación infantil. Bogotá: Cidne.
Piaget, J. (1985). Seis estudios de Psicología. Barcelona: Educación Planeta.
Sarlé, P. (2.011). El Juego como Espacio Cultural, Imaginario y Didáctico. Revista Infancia Imágenes, 10(2). Recuperado el 17 de noviembre de 2017, de Dialnet-ElJuegoComoEspacioCulturalImaginarioYDidactico-4222607%20(3).pdf. https://revistas.udistrital.edu.co/ojs/index.php/infancias/article/view/4451
Tonucci, F. (2014). Tonucci: “El alimento de la escuela debería ser la experiencia de los niños”. Recuperado el 19 de noviembre de 2017, de http://blog.tiching.com/francesco-tonucci-el-alimento-de-la-escuela-deberia-ser-la-experiencia-de-los-ninos/
Tonucci, F. (2014). Más juego, más movimiento. [Video de YouTube]. Recuperado el 17 de noviembre de 2017, de https://www.youtube.com/watch?v=cyGuCkcl5PI.
UNESCO. (1980). El niño y el juego, Planteamientos teóricos y aplicaciones pedagógicas. París: Unesco.

Como Citar

Ramírez Salamanca, M. L., & Romero Alfonso, S. L. (2017). O Jogo, Um Dispositivo Didático Na Aula De Transição. Educación Y Territorio, 7(13), 131–148. Recuperado de https://revista.jdc.edu.co/index.php/reyte/article/view/547

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-06-05

Edição

Seção

Artículos de reflexi´ón