Uma proposta lúdica pa ra o processo de aprendizagem de leitura e escrita

Autores

  • Mónica Lizeth Rodríguez Monroy Institución Educativa Cristóbal Colón

DOI:

https://doi.org/10.38017/22563989.665

Palavras-chave:

aprendizagem significativa, brincalhão, método onomatopeico, motivação

Resumo

A partir do método de ensino de um professor, pretende-se descrever a incidencia disso, na aprendizagem da alfabetização dos alunos da primeira série; respondendo à pergunta da pesquisa, qual o impacto do método de ensino usado pelo profesor da primeira série no aprendizado de alfabetização de seus alunos? Utilizando a metodologia qualitativa e com um desenho etnográfico educacional, Strauss e Corbin (2002) foram tomados como a principal referência para a coleta de dados, permitindo ao professor ministrar suas aulas combinando métodos e criando suas próprias didáticas educacionais, suas principais referência é o método onomatopeico e o uso das TIC, que favoreceu o ambiente na sala de aula e motivou a aprendizagem de seus alunos, favorecendo a inclusão e o desenvolvimento de habilidades de alfabetização

Biografia do Autor

Mónica Lizeth Rodríguez Monroy, Institución Educativa Cristóbal Colón

Trabajadora Social.

Referências

Álvarez, C. (2011). El interés de la etnografía escolar en la investigación educativa. Estudios Pedagógicos, 37(2), 267-279. Recuperado de https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-07052011000200016

Ardila, M., y Cruz, L. (2014). Estrategia didáctica para desarrollar competencias lectoescritoras en estudiantes de primer grado de básica primarias. (Tesis de Maestría). Universidad del Tolima, Ibagué, Colombia. Recuperado de http://repository.ut.edu.co/handle/001/1148.

Díaz, F., y Hernández, G. (1999). Estrategias docentes para un aprendizaje significativo. México: McGraw-Hill.

Gutiérrez, R. y Díez, A. (2018). Conciencia fonológica y desarrollo evolutivo de la escritura en las primeras edades. Educación XXI, 21(1), 395-416. DOI: 10.5944/educXX1.13256.

Ibarra, M. (s.f.). Gregorio Torres Quintero: Biografía, Método Onomatopéyico. Recuperado de https://www.lifeder.com/gregorio-torres-quintero/

Ministerio de Educación Nacional de Colombia (2007). Lectura y escritura con sentido y significado. ALtablero, (40). Recuperado de https://www.mineducacion.gov.co/1621/article-122251.html.

Ministerio de Educación Nacional de Colombia (2007). Lectura y escritura con sentido y significado. ALtablero, (40). Recuperado de https://www.mineducacion.gov.co/1621/article-122251.html.

Restrepo, G. (2017). Las TIC, una estrategia didáctica que desarrolla competencias y alcanza aprendizajes significativos. Santa Rosa de Osos, Antioquia: Fundación Universitaria Católica del Norte.

Strauss, A., y Corbin, J. (2002). Bases de la investigación cualitativa. Técnicas y procedimientos para desarrollar la teoría fundamentada. Universidad de Antioquia: Editorial Universidad de Antioquia.

Ospina, J. (2006). La motivación, motor del aprendizaje. Revista Ciencias de la Salud, 4, 158-160. Recuperado de https://revistas.urosario.edu.co/index.php/revsalud/article/view/548

Perero, V., y Torres, A. (2017). Influencia de los Juegos de ecología en el desarrollo del pensamiento crítico en niños de 4 a 5 años. Diseño de una guía didáctica con enfoque humanista para docentes. Guayaquil: Universidad de Guayaquil.

Valery, O. (2000). Reflexiones sobre la escritura a partir de Vygotsky. Educere, 3(9), 38-43. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=35630908

Como Citar

Rodríguez Monroy, M. L. (2018). Uma proposta lúdica pa ra o processo de aprendizagem de leitura e escrita. Educación Y Territorio, 8(14), 13–27. https://doi.org/10.38017/22563989.665

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2018-06-01

Edição

Seção

Artículos de investigación Científica y tecnológica