Criatividade na prática de ensino para estimular o desejo de Aprender

Autores

  • Adriana Gómez Gimnasio Cantillana
  • Martha Patiño Gimnasio Cantillana
  • Adrián Delgado Gimnasio Cantillana

DOI:

https://doi.org/10.38017/22563989.667

Palavras-chave:

aprendizagem, criatividade, ensino

Resumo

Alunos de diferentes partes do mundo expressam insatisfação com as práticas que alguns professores aplicam em suas aulas. Eles argumentam que estão desatualizados, chatos e desarticulados de suas realidades. Eles não sentiram o que aprenderam e, consequentemente, o interesse em aprender é minimizado. Este artigo apresenta os resultados de um projeto de pesquisa que teve como objetivo determinar as práticas pedagógicas de professores que motivam o desejo de aprender de alunos da oitava série, na escola pública de San Juan de Girón e na escola particular “Gimnasio Cantillana”. No âmbito da abordagem qualitativa, foi desenvolvido um exercício de pesquisa-ação. Entrevistas, observações e pesquisas em sala de aula foram usadas para reconhecer as práticas que os professores usam e os tipos de atividades que os alunos preferem em sala de aula para obter um aprendizado significativo. Os resultados mostraram que os alunos estão mais interessados em atividades nas quais usam seu conhecimento e criatividade para construir uma aprendizagem significativa. Além disso, verificou-se que a empatia dos professores desempenha um papel importante nas atitudes dos alunos em relação à aprendizagem.

Biografia do Autor

Adriana Gómez, Gimnasio Cantillana

Licenciada en Idiomas ASPAEN

Martha Patiño, Gimnasio Cantillana

Licenciada en Inglés

Adrián Delgado, Gimnasio Cantillana

Historiador

Referências

Bernabeu, N. y Goldstein, A. (2009). Creatividad y aprendizaje: El juego como herramienta pedagógica. Madrid: Narcea.

Carter, C., Bishop, J. y Kravits, S. L. (2006). Orientación educativa: Cómo alcanzar
tus metas (5.a ed.). Ciudad de México: Pearson.

Chrobak, R. (2008). Una enseñanza creativa, para obtener aprendizajes creati- vos. Cuadernos de la Facultad de Humanidades y Ciencias Sociales, (35), 115-129. Recuperado de: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=18512511009.

Barrio, J. del, y Borragán, A. (2011). Como atraer la atención hablando. Un reto para la enseñanza. Bordón, 63(2), 15-25.

Elchiry, N. (Comp.) (2000). Aprendizaje de niños y maestros: hacia la construcción del sujeto educativo. Buenos Aires: Manantial.
Elliot, J. (2000). La investigación-acción en educación. Madrid: Ediciones Morata. Flick, U. (2007). Introducción a la investigación cualitativa. Madrid: Ediciones
Morata.

Freiría, J. (2004). Psicología de la creatividad. En: Carabús, O. (Ed.), Creatividad actitudes y educación (pp. 115-146). Buenos Aires, Biblios.

Iriarte Diazgranados, F., Núñez, R., Gallego, J. M. y Suárez González, J. R. (2008). Concepciones de los maestros sobre la creatividad y su enseñanza. Psicología desde el Caribe. (22), 84-109. Recuperado de: http://www.redalyc. org/articulo.oa?id=21311866007.

Kelly, W. A. (1982). Psicología de la educación. Madrid: Morata. Recuperado de : / /w w w. li bros - ant i g u os - alc ana. c om /w il li am- ant hony - k e ll y / psicologia-de-la-educacion/libro.

Klimenko, O. (2009). La creatividad como un desafío para la educación del siglo XXI. Educación y Educadores, 11(2). Recuperado de https://educacion- yeducadores.unisabana.edu.co/index.php/eye/article/view/740/1717

Mena Edwards, I., Vizcarra Rebolledo, R. y Sepúlveda Espinosa, G., (2005).
Estrategia de aprendizaje creativo: Cuatro principios para el diseño de la enseñanza. Intangible Capital, 1(2). Recuperado de: http://www.redalyc. org/articulo.oa?id=54910202.

Poveda, S. (2002). Importancia de la motivación en el aprendizaje de los niños. (Trabajo de grado). Universidad de la Sabana, Bogotá, Colombia. Recuperado de http://intellectum.unisabana.edu.co/bitstream/hand- le/10818/2105/121739.pdf ?sequence=1

Casilimas, C.A. (1996). Investigación Cualitativa. Serie: Especialización en teoría, Métodos y Técnicas de Investigación Social. Bogotá: ICFES.

Velásquez Burgos, B. M., Remolina de Cleves, N. y Calle Márquez, M. G. (2010). La creatividad como práctica para el desarrollo del cerebro to- tal. Tabula Rasa, (13), 321-338. Recuperado de http://www.redalyc.org/ articulo.oa?id=39617525014.

Como Citar

Gómez, A., Patiño, M., & Delgado, A. (2018). Criatividade na prática de ensino para estimular o desejo de Aprender. Educación Y Territorio, 8(14), 49–74. https://doi.org/10.38017/22563989.667

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2018-06-01

Edição

Seção

Artículos de investigación Científica y tecnológica