Jogos e figuras geométricas, aprendizagem alternativa para estudantes do quarto primário na institución agrícola Toro

Autores

  • Oscar Efrén Cortés Arias Universidad de Antioquia
  • Jorge Pulgarín Cárdenas Institución Educativa Técnico Agrícola El Toro

DOI:

https://doi.org/10.38017/22563989.669

Palavras-chave:

atitude, aprendizado, geometria, jogos, participação

Resumo

Pretende-se demonstrar a utilidade dos jogos geométricos e de tabuleiro, como ferramenta de aprendizado em uma instituição rural, onde é evidenciada a importância do trabalho físico e em equipe, uma vez que os jovens se sentem desmotivados em participar de atividades pedagógicas que não incluem TIC. É evidente que o uso prolongado das TICs as isola socialmente; e, ao aplicar jogos de tabuleiro, os alunos ficam frustrados quando não obtêm o mesmo imediatismo de outras atividades do dia a dia, isso se manifesta como ansiedade e depressão nos alunos. Pretende-se, então, responder à seguinte pergunta: que possibilidades o aluno encontra no jogo com figuras geométricas ou jogos de tabuleiro para aprender todas as áreas? Esta pesquisa teve como foco qualitativo, utilizou a metodologia de etnografia educacional proposta por María Eumelia Galeano; entrevistas e pesquisas foram realizadas como ferramenta de coleta de informações e o modelo proposto por Corvin e Strauss foi utilizado para classificar e analisar as informações. Nesse processo, surgiram categorias de análise, como “se me deixarem participar, eu ganho todas”, “ótimo! Na aula de hoje vamos jogar” “se alguém propõe, vence em tudo”, o que Eles contribuem para dar sentido à participação nas aulas em que os jogos de tabuleiro são usados e que os processos de desenvolvimento são vivenciados em crianças.

Biografia do Autor

Oscar Efrén Cortés Arias, Universidad de Antioquia

Psicólogo, Universidad de Antioquia.

Docente orientador, Institución Educativa La Primavera.

Jorge Pulgarín Cárdenas, Institución Educativa Técnico Agrícola El Toro

Docente de ciencias naturales

Referências

Bernabéu, N. (2009). Creatividad y aprendizaje, el juego como herramienta pedagógica
(1.a Ed.). Madrid: Narcea.

Bolaños, B. (2013). La lúdica como estrategia didáctica en la formación ciudadana del grado quinto de educación básica primaria. (Tesis de pregrado). Universidad del Valle del Cauca, Cali, Colombia.

Coral, L. (2008). Introducción al registro semiótico de las figuras geométri- cas en los textos escolares del primer ciclo de educación básica primaria. (Tesis de pregrado). Univalle, Instituto de Educación y Pedagogía, Cali, Colombia.

Deulofeu Piquet, J. & Edo, M. (2006). Investigación sobre juegos, interac- ción y construcción de conocimiento matemático. Revista de Investigación y Experiencias Didácticas, 24(2), 257-268.

Deulofeu Piquet, J. & Mallart Solaz, A. (2012). Una estrategia para mejorar la comprensión de los enunciados de los problemas. Uno: revista de didáctica de las matemáticas, 18(59), 83-92.

Deulofeu, J. (2016). Juegos de mesa para aprender matemáticas. Uno: Revista
de investigación y experiencias didácticas, 22(74), 7 -13.

Duval, R. (2017). Semiosis y pensamiento humano, registros semióticos y aprendizajes
intelectuales (2.a ed.) (M. Vega Restrepo, trad.). Cali: editorial Univalle. Erikson, E. (2000). El ciclo vital completado. España: Paidós.
Figueiras Ocaña, L. & Deulofeu Piquet, J. (2005). Atribuir un significado a la matemática a través de la visualización, Enseñanza de las ciencias. Revista de investigación y experiencias didácticas, 23(2), 217-226.

Galeano, M. (2004). El diseño de proyectos en la investigación cualitativa. Colombia:
Universidad Eafit.

Giménez Rodríguez, J., Roish Sala, N. & Araujo, J. (2006). Afectos y demos- traciones geométricas en la formación inicial docente. Revista Enseñanza de las ciencias, 24(3), 371-386.

Gómez Chacón, I. (2017). Los afectos en el aprendizaje matemático (3.a ed.).
España: Narcea.

Huizinga, J. (2012). Homo ludens (3.a Ed.). Barcelona: siglo XXI.

Luria, A., Vygotsky, L. & Leontief, A. (2004). Psicología y pedagogía. España: Akal.

Piaget, J. & Gutiérrez, J. (Trads.) (1961). Formación del símbolo en el niño (1.a Ed.).
México: Fondo de Cultura Económico.

Piaget, J. (1977). El criterio moral en el niño (2.a Ed.). España: Ed. Fontanela.

Potosí, L. (2003). Unidad didáctica de la óptica geométrica es un juego de todos los días (Tesis de pregrado). Univalle, Instituto de educación y pedagogía, Cali, Colombia.

Sandín Esteban, M. (2003). Investigación cualitativa en educación. Fundamentos y tradiciones. España: McGraw-Hill.

Strauss, A. & Corvin, A. (2002). Bases de la investigación cualitativa, técnicas y procedimientos para desarrollar la teoría fundamentada (1.a Ed.) (E. Zimmerman, Trad.). Colombia: Universidad de Antioquia.

Vygotsky, L. (2000). El desarrollo de los procesos psicológicos superiores (2.ª ed.).
España: Crítica.

Como Citar

Cortés Arias, O. E., & Pulgarín Cárdenas, J. (2018). Jogos e figuras geométricas, aprendizagem alternativa para estudantes do quarto primário na institución agrícola Toro. Educación Y Territorio, 8(14), 95–117. https://doi.org/10.38017/22563989.669

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2018-06-01

Edição

Seção

Artículos de investigación Científica y tecnológica