Expressão corporal como uma ferramenta de playground Para estudantes de dança

Autores

  • Sandra Janneth Becerra Pineda Fundación Universitaria Juan de Castellanos
  • Irma Belén Chaves García Universidad de Cundinamarca

Palavras-chave:

biblioteca, prática, animação, leitura

Resumo

A biblioteca escolar pode ser vista como um ambiente extremamente importante para a busca do conhecimento, que suporta os processos educativos das instituições. Na presente, são apresentados os resultados de um exercício de pesquisa desenvolvido sob a linha da abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação, a fim de permitir, observar a realidade e coletar dados, para descrever os hábitos de leitura de alunos do 6º ano do ensino fundamental. Instituição Educacional Distrital (IED) Los Naranjos, e identificar o nível de utilização da biblioteca escolar. Com os resultados, foram propostas atividades que promovam a cultura da leitura e o prazer de ler livros, foram aplicados quatro instrumentos de coleta de informações: entrevista aberta com o bibliotecário da instituição, questionários fechados aos alunos, oficinas de leitura e diário de campo com as quais estratégias de análise foram utilizadas durante as atividades. Foi possível concluir que os alunos gostam de ir à biblioteca, mas não frequentam as atividades de leitura que esta oferece, são motivados a ler principalmente narrativa e texto escrito, não digital; e que essa ação é realizada prioritariamente em casa, pois na biblioteca escolar, apesar das atividades propostas pelo acervo bibliográfico, ela é escassa e dirigida às crianças, o que gera desmotivação; enquanto, as atividades com leituras corretas para a idade do grupo e interesses escolhidos, evidenciam grande aceitação e motivação para a palavra oral e escrita como instrumento de comunicação e reflexão do contexto.

Biografia do Autor

Sandra Janneth Becerra Pineda, Fundación Universitaria Juan de Castellanos

Licenciada  en  Educación  Artística,  Corporación  de  Educación  Nacional CENDA.
Especialista en Lúdica Educativa, Fundación Universitaria Juan de Castellanos.
Docente de Danza, Escuela Normal Superior Distrital María Montessori.

Irma Belén Chaves García, Universidad de Cundinamarca

Licenciada  en  Ciencias  de  la  Educación  con  especialidad  en  Educación Física Recreación y Deportes, Universidad de Cundinamarca.
Especialista en   Educación   y   Orientación   Sexual,   Universidad   Manuela   Beltrán. Docente de educación física, Escuela Normal Distrital María Montessori. 

Referências

Arguedas, C. (2004). La expresión corporal y la transversalidad como un eje metodológico construido a partir de la expresión artística. Revista Educación. 28(1), 123-131. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=44028110

Baptista, P., Fernández, C., y Hernández, R. (2004). Metodología de la investigación (3.a ed.). McGraw-Hill.

Bolívar, C. (1997). Una aproximación al concepto de lúdica. Revista Kinesis. Enseñanza y aprendizaje, (22), 33-39.

Bolívar, C. (1998, noviembre). Aproximación a los conceptos de Lúdica y Ludopatía. Trabajo presentado en V Congreso Nacional de Recreación de Coldeportes Caldas. Universidad de Caldas/FUNLIBRE, Manizales, Colombia.

Caillois, R. (1994). Los Juegos y los Hombres. La Máscara y el Vértigo. Fondo de Cultura Económica.

Dallal, A. (2001). Cómo acercarse a la danza. Plaza y Valdés S. A.

Díaz, H. (2001). Categorías y principios para la comprensión de la acción lúdica. Una reflexión epistemológica sobre el conocimiento de la lúdica. Cencad.

Dinelo, R., Jiménez, C., y Motta, J. (2005). Lúdica, Cuerpo y Creatividad. Editorial Magisterio.

Elliott, J. (2000). La investigación-acción en educación (4.a ed.). Ediciones Morata. Escuela Normal Superior Distrital María Montessori. (2017). Proyecto de área, Educación Artística.

Jiménez, C. (2000a). Cerebro creativo y lúdico. Editorial Magisterio.

Jiménez, C. (2000b). Neuropedagogía, lúdica y competencias. Editorial Magisterio.

Laban, R. (1978). Danza educativa moderna. Paidós.

Mora, A. (2015). El cuerpo como medio de expresión y como instrumento de trabajo: dualismos persistentes en el mundo de la danza. Cuadernos de Música, Artes Visuales y Artes Escénicas, 10(1), 117-130. http://www.redalyc. org/articulo.oa?id=297042319007

Pabón, A., y Hurtado, D. (2016). “Mi piel es un lienzo”. Sentidos de la Modificación Corporal en Jóvenes de la Ciudad de Cali. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales. Niñez y Juventud, 14(1), 477-491. http:// www.scielo.org.co/pdf/rlcs/v14n1/v14n1a33.pdf

Rial, T., y Villanueva, C. (2016). El Flashmob como propuesta de innovación educativa en expresión corporal y danza. Retos. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, (29), 126-128. https://recyt.fecyt.es/ index.php/retos/article/view/35394

Ridocci, M. (2009). Expresión corporal, Arte del Movimiento. Biblioteca Nueva.

Sánchez, G., y Ruano, K. (2009). Expresión corporaly Educación. Wanceulen Editorial Deportiva S.L.

Stokoe, P. (1967). La Expresión corporal y el niño. Melos (Ricordi Americana).

Como Citar

Becerra Pineda, S. J., & Chaves García, I. B. (2018). Expressão corporal como uma ferramenta de playground Para estudantes de dança. Educación Y Territorio, 8(15), 13–34. Recuperado de https://revista.jdc.edu.co/index.php/reyte/article/view/728

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2018-12-14

Edição

Seção

Artículos de investigación Científica y tecnológica