Projetos pedagógicos de sala de aula: Necessidades, interesses E motivações
Palavras-chave:
projetos, prática pedagógica, ênfases, necessidades, interesses, motivaçõesResumo
O objetivo principal deste artigo de reflexão foi identificar o tema de ênfase do Curso de Licenciatura em Educação Básica, que passa por uma maior intervenção no âmbito dos projetos pedagógicos de sala de aula elaborados pelos professores na formação da Prática Pedagógica Investigativa de Aprofundamento, durante o décimo semestre. acadêmico, no Centro Regional de Educação a Distância Sogamoso nos anos 2015-2018 na Universidade Pedagógica e Tecnológica da Colômbia. A abordagem metodológica foi proposta sob os parâmetros de uma pesquisa descritiva e mista. Além disso, foram atribuídas 3 categorias de análise que permitem reconhecer as necessidades pedagógicas em instituições de ensino e ambientes sociais onde os professores em formação desenvolvem a sua prática pedagógica. Como resultados, é apresentada uma série de gráficos que permitem avaliar todas as áreas do conhecimento, destacando a participação e os interesses dos alunos. Pode-se concluir que as necessidades e interesses da execução de projetos pedagógicos em sala de aula estão voltados para a implantação da Língua Espanhola e da Matemática como prediletas.
Biografia do Autor
Nelson Guerrero Fagua, Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia
Licenciado en Informática Educativa. Especialista en Gerencia Educativa.
Docente Facultad de Estudios a Distancia, Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia.
Pablo Andrés García Sandoval, Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia
Licenciado en lenguas Extranjeras. Especialista en Informativa Educativa.
Magíster en Educación. Docente Facultad de Estudios a Distancia, Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia.
Andrés Julián Guzmán Sierra, Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia
Licenciado en Educación Física, Recreación y Deportes. Magíster en Pedagogía de la Cultura Física. Candidato a Doctor en Educación. Docente Facultad de Estudios a Distancia, Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia.
Nairo Yezid Hernández Espitia, Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia
Licenciado en Psicopedagogía con Énfasis en Asesoría Educativa.
Especialista en Gerencia Educacional. Maestrando en Educación.
Docente Facultad de Estudios a Distancia, Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia.
Referências
Cortés, S. (2005). El método de proyecto como experiencia de innovación en aula. Geoenseñanza, 10(1), 107-118.
González-Agudelo, E M. (2001). Las concepciones didácticas o del conversar sobre el conocimiento. Cuadernos Pedagógicos, (15). Universidad de Antioquía.
Kilpatrick, W. H. (1918). The Project Method. Teachers College Columbia University.
Moreno, H. (1997). Proyectos Pedagógicos de Aula: un camino para mejorar la calidad de los aprendizajes. Revista de educación, (180), 56-60.
Ormrod, J. E. (2005). Aprendizaje Humano. Person Prentice Hall Education. Plan Académico Educativo. (2009). Licenciatura en Educación Básica con énfasis en Matemáticas, Humanidades y Lengua Castellana. Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia.
Rincón Bonilla, G. (2012). Los proyectos de aula y la enseñanza y el aprendizaje del lenguaje escrito. Kimpres. http://redlenguaje.com/images/los-proyectos- aula-y-ensenanza.pdf.
Sampieri, R. (2014). Metodología de la Investigación. McGraw- Hill Education.
Straus, A., y Corbin, J. (2002). Bases de la investigación cualitativa. Técnicas y procedimientos para desarrollar la teoría fundamentada. Universidad de Antioquia.
Zapata, V. et al. (1994). Historia de la pedagogía. Editorial Universidad de Antioquia.