Palavras-chave:
Jogo, Dispositivo, Pesquisa em sala de aula, Experiencia, Contexto escolarResumo
O seguinte e um artigo reflexivo, que emerge da pesquisa na aula: “O jogo como um dispositivo didático na aula de transição”. Existem vários estudos que foram realizados em torno deste tópico, tendo em conta que o jogo é inerente às experiências das crianças, a infância não pode ser abordada sem brincadeiras, é importante refletir sobre o significado do jogo no grau de transição em todas as suas dimensões. Projetado no ambiente escolar, torna-se um gatilho que o professor tem a seu favor, e é ainda mais se ele passa a ser considerado como um todo dispositivo didático que oferece tanto ao aluno quanto ao professor uma engrenagem valiosa nas experiências de grande possibilidade. Além do exposto, se forem realizados processos investigativos sérios dentro da sala de aula, cada uma das experiências oferecidas e construídas por e para o aluno será cada vez mais relevante, uma vez que o exercício da observação crítica, juntamente com a análise, a avaliação, o aprofundamento e a apropriação de concepções, direcionarão mais dinâmicas reais e conscientes e de acordo com as expectativas antecipadas. Quando a pesquisa é enquadrada dentro da abordagem qualitativa, uma descrição do significado e significado do jogo como um dispositivo didático para desenvolver práticas culturais será feita. Ser professor implica, então, ampliar o universo de interpretações em um processo de comunicação constante com os alunos e entre os alunos, e transformá-los em uma transformação permanente.
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