Palavras-chave:
biblioteca, prática, animação, leituraResumo
A biblioteca escolar pode ser vista como um ambiente extremamente importante para a busca do conhecimento, que suporta os processos educativos das instituições. Na presente, são apresentados os resultados de um exercício de pesquisa desenvolvido sob a linha da abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação, a fim de permitir, observar a realidade e coletar dados, para descrever os hábitos de leitura de alunos do 6º ano do ensino fundamental. Instituição Educacional Distrital (IED) Los Naranjos, e identificar o nível de utilização da biblioteca escolar. Com os resultados, foram propostas atividades que promovam a cultura da leitura e o prazer de ler livros, foram aplicados quatro instrumentos de coleta de informações: entrevista aberta com o bibliotecário da instituição, questionários fechados aos alunos, oficinas de leitura e diário de campo com as quais estratégias de análise foram utilizadas durante as atividades. Foi possível concluir que os alunos gostam de ir à biblioteca, mas não frequentam as atividades de leitura que esta oferece, são motivados a ler principalmente narrativa e texto escrito, não digital; e que essa ação é realizada prioritariamente em casa, pois na biblioteca escolar, apesar das atividades propostas pelo acervo bibliográfico, ela é escassa e dirigida às crianças, o que gera desmotivação; enquanto, as atividades com leituras corretas para a idade do grupo e interesses escolhidos, evidenciam grande aceitação e motivação para a palavra oral e escrita como instrumento de comunicação e reflexão do contexto.
Downloads
Referências
Baptista, P., Fernández, C., y Hernández, R. (2004). Metodología de la investigación (3.a ed.). McGraw-Hill.
Bolívar, C. (1997). Una aproximación al concepto de lúdica. Revista Kinesis. Enseñanza y aprendizaje, (22), 33-39.
Bolívar, C. (1998, noviembre). Aproximación a los conceptos de Lúdica y Ludopatía. Trabajo presentado en V Congreso Nacional de Recreación de Coldeportes Caldas. Universidad de Caldas/FUNLIBRE, Manizales, Colombia.
Caillois, R. (1994). Los Juegos y los Hombres. La Máscara y el Vértigo. Fondo de Cultura Económica.
Dallal, A. (2001). Cómo acercarse a la danza. Plaza y Valdés S. A.
Díaz, H. (2001). Categorías y principios para la comprensión de la acción lúdica. Una reflexión epistemológica sobre el conocimiento de la lúdica. Cencad.
Dinelo, R., Jiménez, C., y Motta, J. (2005). Lúdica, Cuerpo y Creatividad. Editorial Magisterio.
Elliott, J. (2000). La investigación-acción en educación (4.a ed.). Ediciones Morata. Escuela Normal Superior Distrital María Montessori. (2017). Proyecto de área, Educación Artística.
Jiménez, C. (2000a). Cerebro creativo y lúdico. Editorial Magisterio.
Jiménez, C. (2000b). Neuropedagogía, lúdica y competencias. Editorial Magisterio.
Laban, R. (1978). Danza educativa moderna. Paidós.
Mora, A. (2015). El cuerpo como medio de expresión y como instrumento de trabajo: dualismos persistentes en el mundo de la danza. Cuadernos de Música, Artes Visuales y Artes Escénicas, 10(1), 117-130. http://www.redalyc. org/articulo.oa?id=297042319007
Pabón, A., y Hurtado, D. (2016). “Mi piel es un lienzo”. Sentidos de la Modificación Corporal en Jóvenes de la Ciudad de Cali. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales. Niñez y Juventud, 14(1), 477-491. http:// www.scielo.org.co/pdf/rlcs/v14n1/v14n1a33.pdf
Rial, T., y Villanueva, C. (2016). El Flashmob como propuesta de innovación educativa en expresión corporal y danza. Retos. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, (29), 126-128. https://recyt.fecyt.es/ index.php/retos/article/view/35394
Ridocci, M. (2009). Expresión corporal, Arte del Movimiento. Biblioteca Nueva.
Sánchez, G., y Ruano, K. (2009). Expresión corporaly Educación. Wanceulen Editorial Deportiva S.L.
Stokoe, P. (1967). La Expresión corporal y el niño. Melos (Ricordi Americana).